segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Os que de madrugada me buscam


Provérbio 8:17

                                          Introdução: 

"Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão" (Pv 8:17). 

Muito lido, comentado, pregado, e mal interpretado, tem sido esse versículo no decorrer dos anos pelos "pentecostais", que com essa conversinha  de que "o texto os irmãos já conhecem, então vamos direto para a mensagem" deixam de fazer uma interpretação coerente e fiel para usar o texto como "trampolim" para chegar onde o suposto "interprete" quer chegar, deixando com isso de expor, explanar, explicar, o real significado do texto que é de onde jorra a verdadeira aplicação e contextualização da mensagem, para pregar os pensamentos próprios, colocando a bíblia em segundo plano. 

Quem gosta de estudar a bíblia, sabe que existe a exegese e a eisegese, na exegese, o interprete extrai o real, legitimo, e verdadeiro sentido do texto, já na eisegese o "interprete" coloca o seu pensamento no texto, distorcendo o mesmo, a eisegese teve origem em Satanas, que colocou nas palavras de Deus o que Deus nunca intencionou falar, levando Adão e Eva pecarem contra Deus, Satanas tentou usar sua eisegese com Jesus, mas não funcionou, enquanto Satanas colocava o seu pensamento no texto, o nosso Senhor extraia o verdadeiro sentido e o venceu com a verdade, pois a bíblia interpretada corretamente é a verdade, mas interpretada indevidamente é uma arma diabólica. Raimundo de Oliveira disse:"A palavra de Deus interpretada como Deus a deixou é palavra de Deus mas interpretada de forma errada torna-se palavras de demônios".

 Devemos tomar o máximo de cuidado com o que interpretamos e com o que anunciamos (nuca seremos perfeitos mas devemos vigiar) Na internet o que tem de textos e estudos na linha de eisegese não é brincadeira,  nunca vi tanta heresia como nestes sites de "esboços de sermão" "estudos teológicos", "escatológico" etc, devemos estar atento interpretar a bíblia é coisa seria. 

Este texto de Pv 8:17 tem sido no decorrer dos anos "interpretado" como se estivesse se tratando de "oração" como se "orando de madrugada a fila é menor" não passa de uma "interpretação" herética e antibíblica  pois se este texto estivesse falando realmente de oração que deus fraco é esse que só me ouve, ou ouve melhor na madrugada? que deus é esse que "a fila menor" é melhor para ele? que deus picareta é esse que durante o dia "fila maior" tem mais dificuldade de me ouvir? 

Não! esse texto não esta falando de oração pela "madrugada", pois o nosso Deus por ser Onipotente, Onisciente  e Onipresente, não está de forma alguma limitado a horários para ouvir seus servos, pois ainda que todos os mortos desde Adão ressuscitassem, e orassem juntos com todos os sete bilhões de habitantes de hoje, todos ao mesmo tempo, o nosso Deus ouviria e entenderia cada pedido, independente do horário.

Teologicamente não existe horário especifico para orar, "orai sem cessar" (1Ts 5:17) "orando em todo tempo" (Ef 6:18) " e contou-lhes uma parábola dobre o dever de orar sempre e nuca desfalecer" (Lc 18:1) Tanto faz se meu irmão ora na madrugada ou meio dia. Veja como a má "interpretação" deste texto fere pricipios doutrinários da bíblia sagrada:

Fere os atributos morais de Deus como fidelidade, pois se Ele respondesse mais as orações da madrugada e quem só hora de dia? e quem devido suas atividades não consegue "descer" na madrugada? Deus estaria fazendo acepção de pessoas se Ele desse preferencia para "o turno da madrugada" e consequentemente sendo infiel.

Fere a Justiça de Deus pois se na sua palavra Ele não estipula horário como poderia beneficiar o "turno da madrugada"? seria injusto.

Fere os atributos de poder, como Onipotência  pois Ele não teria poder suficiente para me ouvir de dia "fila maior", fere a Oniciência de Deus pois "tira Dele" a capacidade de ter ciência, conhecimento de todas as coisas, fere a Onipresença de Deus, pois limita Deus em tempo e espaço e "tira Dele" a capacidade de estar em todo lugar a qualquer hora, esses são alguns pontos que essa "interpretação" equivocada "tira de Deus" ferindo desde o seu caráter até o seu poder, e isso é porque quero ser "breve", e julguei esta "interpretação" somente em relação a alguns atributos de Deus não todos, e se partirmos para outros pontos doutrinários veremos como essa interpretação fere as doutrina bíblicas. 

Mas afinal qual a real siguinificado deste texto? 

Esse texto esta se referindo a sabedoria, que expressa que ama os que a buscam na madrugada, pois na madrugada se encontra o período de maior silencio, e ninguém aprende, assimila, ou entende nada com barulho e a correria do dia a dia, na biblioteca publica tem a foto de uma mulher com o dedo na boca fazendo sinal de silencio pois sem silencio não se assimila o que se esta estudando, e é justamente na madrugada que se encontra esse silencio e consequentemente a sabedoria, é so verificar o texto e seu contexto imediato para notarmos que quem esta falado é a sabedoria;"
Eu amo os que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão" (Pv 8:17).

Vejamos algumas verdade do texto:

A sabedoria é a raiz de onde brotam as riquezas e é capaz de conceder ao seu possuidor poses e bens, e por isso que não é sábio buscar os "frutos" da sabedoria, ouro, rubis honras status... ,mas buscar a sabedoria, que além de gerar tudo isso, é capaz de manter (Pv 8:11e 21) 

A própria sabedoria é quem fala neste texto Pv 8:12

Em Provérbios 1:20 ao 33 a sabedoria usa um discurso mais pesado e recheado de ameaças, aqui já usa uma tonalidade mais cordial mais branda.

Pv 8:17 "...os que me amam..." A sabedoria deixa bem claro que para que venhamos a encontra-la, deve haver uma intensa postura de amor por ela no coração, "os que me amam" o que leva o "amante" da sabedoria a se sacrificar e busca-la na madrugada fria e solitária, encontrando assim as sua ricas e profundas joias, "me acharão" há uma forte junção de amor entre o que busca a sabedoria(Caçador de sabedoria) e a própria sabedoria (A caça) o "caçador" amando a "caça" e a "caça" amando o "caçador".

Conclusão:

Busque a Deus em oração a todo instante (1Ts 5:17) mas se queres encontrar a sabedoria busque-a e ame-a sacrificando-se por ela e Jesus te honrará concedendo sabedoria para ti. que Cristo seja exaltado através de nossas vidas.

Sérgio Luiz Copyrights © 2013



Bibliografia:

Bíblia de estudo pentecostal

Como interpretar a Bíblia Raimundo de Oliveira

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Amém muita proveitosa a explanação do versículo, e bem objetiva.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade o algumas traduções ao invés de dizer madrugada diz diligência, ou seja, Bucar com rapidez, com todas as forças. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  4. Estava com esse versículo martelando na minha cabeça, e Deus me levou a estuda-lo e foi então que lendo todo o contexto percebi que não se referia a Deus, como muitos dizem, mas sim a próoria sabedoria e apartir do verso 12 eu tive certeza, mas preferi pesquisar melhor e encontrei essa explicação esclarecedora. Quero abrir um parênteses,não há uma má interpretação tanto desse versículo quanto de outros, somente por parte de pentecostais, mas de todos aqueles que não se aprofundam em conhecer mais da palavra de Deus, entre contexto,significado real,revelação do verdadeiro autor,enfim. Então, a má interpretação de vários textos bíblicos não parte de apenas dos pentecostais, mas de uma grande maioria que não se aprofunda em conhecer afundo o que a bíblia quer realmente transmitir. Fora isso, sua explicação foi muito boa, glória a Deus por isso.

    ResponderExcluir
  5. Buscar a sabedoria na madrugada tem haver com nosso estado,mente barulhenta em conflito,aflita...

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor! Sou pentecostal. Eu gosto de buscar a Deus na madrugada, não porque a fila é menor, mas porque é mais silencioso. Não tem gebte p me chamar ou ligar p mim. Além disso,em muitas passagens Bíblicas, Jesus orava de madrugada.

    ResponderExcluir
  7. Jesus orava de madrugada pelo mesmo motivo que você, a solidão, já que durante o dia ele estava rodeado de uma multidão.

    ResponderExcluir
  8. muito bom gostei bem explicado glórias a Deus

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito dessa explanação.....era algo q tb me fazia questiona.....obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada por ter esclarecido as minhas dúvida, porque muita gente diz que a hora zero e 4 são as melhor para buscar Deus,e a carta de 1Ts 5:17 diz o inverso,
    Bem haja, Deus te dê sabedoria e muitas bênçãos

    ResponderExcluir
  11. O problema da interpretação está em não conhecer como se lê. Ler versículos isoladamente pode trazer formação de heresias. Ou seja, se "Deus amou o mundo entregando seu único filho pra morrer por cada pecador", como amará só os que buscam de madrugada? Não há em Deus incoerências em suas palavras. Durante mais mais de trinta anos de trabalho na educação, a madrugada era pra mim o melhor momento pra estar com Jesus na devocional diária, sem ser interrompida, pra falar, mas principalmente pra ouvi-LO. É singular esse relacionamento. Hoje aposentada continuo com a devocional na madrugada porque descobri o prazer de estar com o MESTRE sem ser interrompida. A ELE toda honra e toda glória para sempre.

    ResponderExcluir